Quem sou eu

Minha foto
Fui chamado por vários nomes, como mestre steel, titan, sonaste... entre outros. bem, tenho ocupações profissionais constantes, nem sempre posso aparecer em jogos, mas ainda sim gamer, do tipo real, que leva isso com seriedade, diferente de 99% dos "gamers" de hoje. Irei aqui falar sobre miscelâneas, Jogos, Anime/mangá, entre outros.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

E a Nintendo, foi tão boa assim?

De fato o que vemos hoje é diferente do que foi no passado, apesar de muita gente discordar das informações que irei expor aqui, ainda sim o que tenho a dizer são acontecimento, fatos, ocorrências... a nintendo nunca esteve realmente no topo mundialmente antigamente, principalmente vs a Sega, e irei explicar o porque...

primeiramente irei dizer qual é a minha posição sobre a Nintendo, na questão de consoles ela de fato é minha favorita atualmente, enquanto na geração passada era o X360, agora vejo que o Wii U trouxe mais diversão para dentro da minha casa ou a área de recreação.

voltando...
começando pela fama dos consoles antigos, o que foi mais superestimado, o super nintendo

ao ver detalhadamente cada ponto sobre o super nintendo, a única coisa que me faz pensar o porque fizeram tanto sucesso, é que devem ter feito macumba ou algum tipo de magia negra das brabas, porque ele tinha tudo pra não ter a fama que tem, sim, tudo.

O Super Nintendo pode ter sido um bom console, mas não o melhor, ele pode ter sido um marco histórico, mas não o maior, ele pode ter sido inovador para a Nintendo, mas não foi o precursor de quase nada na real...

Fama dos jogos:

vários e vários jogos no SNES, eram ditos como melhores, era um esporro, uma baderna igual ao que os fãs do ps3 fizeram pouco tempo atrás, porém na realidade, no snes os jogos eram censurados ou cortados para serem colocados no console da nintendo, o aladim é um exemplo, que no super nintendo nem facão você tem, já no mega drive você tem, o que deixa o jogo muito melhor, isso é só um exemplo rápido, mas coisas do tipo aconteceram não só dezenas de vezes, mas centenas de vezes, há vários jogos no SNES que você conhece, que podem na verdade ser uma mentira e sua infância foi uma fraude, o que é triste.

ou o famoso Top Gear, esse de fato foi um dos jogos mais superestimados de todas as gerações, com certeza ele deu horas e horas de entretenimento para a maioria dos brasileiros, é um jogo divertido, eu admito que nunca fui fã, mas isso não me impediu de ter fechado ele várias vezes... porém, diferente do que os fãs do top gear dizem, ele não foi o "pai dos jogos de corrida", muito menos o precursor de qualquer coisa, houve vários jogos de corrida antes dele, mais de 10, como também a própria "concorrência direta" considerada assim SOMENTE no Brasil, eles... a Sega, tinham um jogo ainda melhor (NÃO É OPINIÃO), desenvolvido 8 anos antes, o OutRun. certamente usar um game de arcade contra um de console de mesa pode ser um tanto injusto, mas não com uma fenda de data tão grande, a Sega criou bem antes da Nintendo esse padrão visual de jogos de corrida, como também o OutRun era evidentemente mais bem feito, tanto na teoria quanto na prática, no OutRun há cenário o Top Gear não, no OutRun há maior quantidade de frames na animação 2D comparado ao Top Gear, no OutRun há maior quantidade de objetos no gameplay, como também não é tão pixelado a imagem quanto é no top gear... e de fato, OutRun na sua época, fez um sucesso tremendo, principalmente fora do Brasil, e o Top Gear apesar de ser muito citado, ele é aqui no Brasil, ou no máximo no EUA, porque no resto do mundo o Top Gear não teve tanto destaque comparado ao OutRun. porém hoje em dia o top gear é mais lembrado, e ninguém fala do outrun... porque era mais divertido? não, porque era mais bem feito? não, porque era mais barato? ai mora o rei de todas as questões.
e o F-Zero, outro jogo que muitos acreditam que seja o primeiro jogo de corrida de naves, mas também não foi o primeiro e nem o melhor em sua área.

isso se repete com vários jogos do SNES.

Controles:

existem os prós e contras no controle do SNES, diferente dos fãs que dizem "que só tem qualidades e nenhum defeito", na vida real não é assim. nessa questão o super nintendo tem mais desvantagens do que você imagina.
primeiro vou mencionar o vs controle do mega drive por exemplo, no super nintendo, tinha os botões em cima, que foram cruciais em vários jogos, principalmente nos de luta, e isso facilitou bastante, porém, ele tem dois botões com inclinação negativa, isso era um terror, como também seu digital, apesar das bordas serem arredondadas, o material era crespo e duro, em jogo de luta por exemplo, você ficava com calos nos dedos, e calos grandes, ao jogas você não notava o como estava lesionando seus dedos ou machucando sua pele, porque não doía muito, mas o resultado depois era terrível, enquanto o do mega drive, o primeiro modelo de 3 botões, teve a desvantagem brusca de ter menos botões e isso complicou de mais no street fighter como exemplo principal, porque era necessário pausar para trocar de modo soco pra chute, um terror...

mas na questão de saúde? o silicone do controle do mega drive de 3 botões na área dos botões eram mais duros, e isso fazia mal para a mão direita igual ao mal que o do super nintendo fazia na sua mão esquerda, mas na parte do direcional, é frescura reclamar de uma superioridade que é o digital com disco, isso facilitou sim o controle diagonal nos jogos, e NÃO, ele NÃO atrapalhava, você precisava ser muito ruim e sem destreza para se complicar ao apertar errado os direcionais, porque a trava física era boa o bastante para não escorregar, e reclamar daquilo sendo que hoje você usa analógico, mostra o quanto cretino foi a crítica na época, somente porque não tinha no super nintendo consideraram como algo ruim, típico mal comportamento da molecada da época.

e o formato do corpo do controle, de fato o do mega drive era estranho no meio do corpo, ele era gordo, isso dava uma sensação estranha, mas não causava mal, mas a parte de pegar, pelo menos ele tinha uma alça para baixo, dando vantagem sobre o controle do snes, e o snes tinha de vantagem era as bordas arredondadas, como também o controle não era nem muito fino e nem muito gordo, mas o ruim é que você precisava segurar ele com as pontas dos dedos, porque a área lateral dele era muito pequena, era uma borda circular.

Performance:

Esta parte é a mais bizarra, porque ao ver o quanto superior era a "concorrência" da nintendo, não só vendo mas como na tabela, você pode ficar até mais abismado do que eu, e é por isso que eu acho que a nintendo deve ter vendido a alma de algum donos e sacrificado algumas virgens para poder até hoje em pelo 2016 onde há informações e que, em teoria devia haver maior conhecimento e sabedoria a respeito do tópico, ainda sim hoje existem jogadores que tem a desgraça de dizer que o super nintendo era mais forte em algum ponto, sendo que não.

o som que muitos elogiam o do Super Nintendo, bom, eu também elogio, porque o que fizeram menor potência foi bem pensado, o som do SNES não alcança 30kbps igual ao poderio do Mega Drive, então o que fizeram foi mudar alguns instrumentos, para tipos que exigem menos kbps para propagar um som mais harmônico, e deu certo em muitas das vezes, tanto que no Spider Man Maximum Carnage, o som da música de entrada do SNES é bem legal, mesmo pra mim que cresci ouvindo a versão do Mega Drive, a do SNES pra mim é mais legal, só que... meu ouvido é de músico e não foge da realidade, diferente de 98% dos brasileiros, eu independente de gostar mais de uma música, não me nego aos fatos e nem distorço a realidade para favorecer algo que eu achei mais legal, e o som do SNES apesar de soar mais legal, é notável a inferioridade de seu som, é muito mais abafado, mais poluído e muito menos nítido, para você saber o quanto bom é um som, teste a amplitude do agudo, e se você ver bem, a versão do Mega Drive, o som é bruscamente mais nítido e o agudo é muito mais amplo, deixando a qualidade do som do SNES no fundo da lata do lixo.

em alguns jogos, como o street fighter, o som da música do Mega Drive ficou muito mais cru, mas tudo bem, é a capcom, então um vacilo desses era previsto, mas ainda sim, os sons FX, são bem mais abafados e pouco amplos no SNES, não deixando passar despercebido a menor força nem mesmo dessa vez.

o visual, que algumas vezes disseram que era melhor no SNES, também é falso, e mate sua opinião, mate sua vaidade e mate seu passado, porque tudo isso é ilusão da sua cabeça, o fato do Mega Drive ter sido mais potente e também ter tido um visual output melhor, é um FATO.

para você ter ideia, alguns jogos do super nintendo tinham a imagem menor do que a máxima dele de 256 x 224, e muitos desses eram jogos que também existiam no Mega Drive em 320 x 224, isso porque o Mega Drive era literalmente 3 vezes mais forte que o SNES, ou seja, você precisaria de 3 SNES trabalhando juntos para ter a força de um Mega Drive, resumindo, você ter achado que o som e o video do SNES eram melhores, não dá para entender de A até Z, e de 0 até infinito. foi totalmente distorcido sua ideia, e sim, seu console era sim inferior. o máximo que o SNES teve para tampar a falta de qualidade comparado ao Mega Drive, foi adicionarem um filtro de textura smoth x2, para então a resolução menor ficar similar, porém sem esse filtro, a imagem do SNES seria quase  impossível de ser identificada. e o output? diziam que a saída dos cabos e dos plugs impediam do Mega Drive de expor sua força real... FALSO, isso é mentira das brabas, vendo os dois e ouvindo os dois um ao lado do outro, podemos notar facilmente que o Mega Drive sim era 3 vezes melhor sem precisar checar seu hardware.

o motivo do porque o SNES mesmo sendo tão mais fraco que o Mega Drive em todos os aspectos, mas ainda sim ter sido falsamente considerada mais forte, era porque o console custou mais barato, e mais gente o teve, e o brasileiro é assim, só porque tem algo eles agem da mesma maneira de sempre "aquilu qui é meu é maizs forti", é um pensamento infantil que se estendeu até hoje. eu joguei os dois e sempre achei muito medíocre acreditarem que o super nintendo era mais poderoso, mesmo vendo os dois lado a lado a minha vida toda.

resumindo...
quem escutava um som "melhor" do snes, não só deve, mas com certeza TEM um problema auditivo, e digo isso porque das 4 pessoas que conheci pessoalmente que diziam que o SNES tinha um som melhor, os mesmos 4 tinham problemas auditivos, e 3 deles não aceitavam que tinham, mas tinham, e tive a prova real com vários acontecimentos do dia a dia com eles para não só achar, mas saber que eles tem sim algum tipo de problema. e na parte de video, aqueles que se enganaram com o smoth x2, realmente não entendem muito de qualidade visual, como também pra você ver o quanto pior é o snes nesse aspecto, algumas sombras são esverdeadas, mostrando que a capacidade de cores dele é mais fraca e ele não consegue atingir o preto total todas as vezes.

então tire isso logo da sua cabeça, não é porque o console foi seu, não é porque você o teve, não é porque você gosta mais dele, não é porque você está mais ACOSTUMADO, não é porque você disse no passado que era melhor, que isso o fará verdadeiramente melhor

agora para matar a pau, veja o VS:

snes clock 3,58 MHz (potência do chip)
Genisis clock 7,67 Mhz (potência do chip)

snes true possible image used: 256 x 224 (possivel imagem verdadeira usável)
genisis true image used: 320 x 224 pixels (verdadeira imagem usada)

snes ram: 32 KB
Genisis ram: 1,7 MB

snes audio: less than 30kbps in all original extraction (menos que 30, em todas as extrações originais)
Genisis audio: 32kbps in original extratcion (em extrações originais)

snes color table: 256 (tabela de cores)
Genisis color table: 512 (tabela de cores)


Preço:

Os consoles Super Nintendo custavam em torno de 260 a 340 na época, e em alguns lugares mais caros estava com 390. enquanto os consoles da Sega, o Mega Drive, custava no mínimo 380, e na maioria dos locais esteve por 450.

quando achei as informações, elas batem certo com o que eu lembrava, porque na época a família queria o Mega Drive, mas só tinha dinheiro para comprar um o SNES, e de fato estava muito atraente comprar um SNES, porque em quase todos os lugares ele estava mais barato, e não conseguíamos achar um Mega Drive que estivesse dentro do teto de gasto disponível na época, mas um dia achamos um por 360.

bem, isso é tudo, digo tudo mesmo, além disso é apenas mito, então espero que fique bem claro para vocês, e se ficarem chateados, se resolvam com isso, e se odiaram e querem atacar ou xingar, faça um favor para o brasil, você precisa amadurecer.