Em fim... finalmente esse dia chegou, o tempo passa não é mesmo, 10 anos já se fazem desde 2006 em 31 de novembro, desde o lançamento do Need For Speed Carbon.
Number 1 de 2006, melhor jogo de corrida do ano.
Não sei quanto a vocês, mas eu pelo menos, me lembro exatamente cada detalhe de como foi essa época, o quanto ansioso eu estava pelo lançamento do jogo, quando tinha sido anunciado, mostraram aqueles wallpapers no site oficial, com tal gráfico superior ao Most Wanted, realmente foi chocante na a época, e depois quando disponibilizaram a demo, eu testei o jogo e de fato e muito hahah, me deixou uma excelente impressão, eu estava contando os dias para o lançamento e foi o jogo antepenúltimo que esperei pelo dia com tanta expectativa.
10 anos caras... pensa bem... já faz tudo isso
Um dos primeiros jogos a ter musicas orquestrais durante as corridas, como também um jogo com maior organização, história e enredo elaborado. esse jogo com certeza merece uma homenagem por ter proporcionado diversão por tantos anos para tantas pessoas, como também ele traz muitas memórias que valem muito para todos nós, foram tempos meio estranhos, mas ainda sim haviam coisas valiosas que salvavam nosso humor como o nosso grande amigo NFS Carbon... o jogo tinha seus defeitos claro, mas continuava sendo um jogo consistente e divertido, não o impediu de ser o melhor jogo de corrida do ano, como também inovou algumas coisas, como o autosculp, as clãs battles, os domínios de territórios e também uma customização mais completa na pintura, dentro da saga NFS. de fato esse game é um dos bons motivos para se lembrar de 2006.
Sobre a minha vida pessoal com o jogo...
Foi o primeiro NFS que adquiri o disco original, joguei online diretamente no servidor, não em uma quantidade suficiente para fazer minha marca, mas o bastante para infernizar quem me achou, como no Most Wanted, no Carbon também não tive derrotas, apesar de que na época eu me saia mal ao meu próprio ver, na real eu estava na frente dos outros jogadores sem mal saber, já que os "top" players eram muscleros, não tive nem uma dificuldade de derrotar o numero 1 mundial e quebrar todos os records do coitado, foi bizarro, foi muito estranho para mim... até hoje sou invicto em uma corrida séria no Carbon, nunca fui derrotado no pra valer, no máximo em corrida zuera, usando um Rx-8 não equipado contra uns caras de Carrera GT tunado até o talo, ou usando um Ford GT com pneu grip tier 1 para treinar os mais novatos comigo. já a minha Lamborghini Murcielago, a NX, nunca passou perto de ser derrotada, nunca a usei em corrida séria com algum amigo, nenhum deles esteve em nível de afronta-la (infelizmente), já encarando o mundo externo eu usei muito ela, porém não tinha como ela perder, já que... pela programação do jogo, é impossível alcança-la usando um muscle, é o mesmo que você tentar quebrar os records do Carrera GT do Most Wanted usando um fiat punto, usando a config do jogo sem hacking, assim é no carbon com qualquer muscle car vs lambo ou carrera, não tem performance programada para alcança-los em hipótese nenhuma, vi isso em vários testes de tool assist e também outros programas que calcular o melhor tempo que tal veículo pode fazer na pista. quem corria com esses exóticos, davam mais trabalho do que o próprio "top one" do servidor global do Carbon, mas nunca chegaram a exibir suas imagens o suficiente em público para serem renomados e rankeados na lista (o mesmo que aconteceu comigo), mantendo pouco conhecido o nome de todos os melhores.
Eis a minha Murcielago NX, foi o meu segundo carro tema:
ela foi a substituta da minha murcielago azul, quando o carbon já estava anos em atividade.
ela deve ter em torno de 3,000 vitórias e 0 derrotas (o que é pouco)
a mais próxima que ela chegou de perder foi 2 segundos à frente do 2º colocado, sendo ele um player estrangeiro usando um carreira gt, que se manteve na frente na primeira volta mas tomei a liderança na segunda e terceira, salvando a posição.
Mas então, falando sobre a parte desconhecida do jogo, em como era pra ser, o antes e o que é hoje...
Inicialmente, a promessa do NFS Carbon, era para ser um jogo grande, muito grande mesmo, carbon estava predestinado a ser a maior masterpiece da EA na época, o projeto era gigantesco, quem acompanhou pelo site, viu que o jogo não ia ser pouca coisa, como também prometia ter um mapa estrondosamente maior que a do Most Wanted, isso só para quem via pelos sites, agora pense como foi para mim, que eu era pentelho e perguntava em mensagens diretas para a EA, um "report", apenas para saber como estava o progresso do projeto e o que mais tinham colocado, eu queria me manter informado apenas por gosto, sem estar pressionando eles como a maioria fez... e de fato, quando me respondiam, vinha textos enormes e informações que infelizmente não condizem com o que o jogo se tornou quando lançou.
Explicarei para vocês, que muitas das "teorias" do carbon, na verdade são sim reais, esses vídeos que correm pela internet, são de pessoas que fuçaram o mapa através de acesso à programação ou com algum bug para entrar em lugares inacessíveis, e esses lugares mostram bem que o Carbon era para ser um jogo realmente bem maior, e esses caras que fuçaram a programação ou usaram algum hacking de camera ou de liberdade de movimento para checar todo o mapa, descobriram e confirmaram o que eu já sabia a 10 anos atrás (mostrarei os vídeos no final da postagem), porque sim tudo isso me foi dito através das atualizações em mensagensda EA, o jogo sim teria aquele mapa naquele tamanho tipo a GTA, teria todas aquelas cidades a mais, teria todos aqueles clãs a mais, e a parte que esses vídeos não sabem mas eu sei, é que a EA deixava claro que as corridas de um território funcionariam SOMENTE dentro daquele território, resumindo... a versão lançada do Carbon, as corridas só tinham o start dentro do território, mas o cicuito todo vazava em torno dos outros, isso porque tiveram que encurtar o projeto, por culpa de quem? dos fãs.
O Carbon foi lançado antes do tempo, com bem menos de 20% do projeto real, o lançamento precoce foi exatamente a culpa dos fãs apressados, que exigiram o lançamento do jogo, isso fez com que cancelassem a maior parte do jogo para se livrar logo de uma vez disso e foda-se o projeto. resultado... os fãs tomaram o que mereciam por pressionarem a empresa, receberam um jogo que nunca foi completo e muito menos revisado, no jogo um corvette c6 (não é o z6), tem maior aceleração que a Gallardo, é ridículo, sabemos que o NFS costumou ser uma saga arcade de fato, mas sempre respeitavam a performance base ou a hierarquias dos carros em seus jogos, e o Carbon é um dos poucos que saia dessa regra, justamente porque não foi revisado, por isso muitos carros bons foram dispensados ou outros ficaram fracos de mais e enquanto alguns carros fracos foram superestimados, não foi tendencioso, foi falha mesmo.
Era para ser um jogo épico, com batalha de clãs gigantescos, era para ter mais de um wingman ao mesmo tempo com você nas corridas, a Race Wars era para ser feita entre clãs, e não você sozinho contra outros clãs, era tudo isso que eu recebia de informações, onde infelizmente se foram quando o site da EA atualizou depois de 2009 e tudo mudou, e as minhas mensagens respondidas foram pro além, se não eu mostrava em print, o texto grande e os detalhes, o Carbon já é um dos melhores games, só não é o meu favorito porque tem muita lambeção de saco de muscle car, e a Gallardo estava enfraquecida, fora isso, ele seria um dos melhores mesmo sendo fatiado como foi. mas se tivesse sido completado, o Most Wanted iria parecer um jogo cru comparado ao Carbon, mas como não aconteceu, vocês sentem... o Most Wanted dá um ar de um jogo mais completo enquanto o Carbon parece seco e cru, porque sim o Carbon passou longe de ser terminado, nem mesmo drag ele teve.
Sobre o autosculp... foi pouco explorado claro, que para um jogo lançado na pressa, faltou partes, muito menos utilidade ou destaque, o anúncio sobre isso tinha sido a sensação, mas quase não foi abordado no jogo todo, até mesmo o Pro Street fez melhor uso do autosculp, e nem foi o destaque do jogo.
A história, o Carbon já é um dos NFS com melhor história, mais completo, inclusive deu mais sentido ao Most Wanted, porém muitas coisas ficaram pelo caminho, era para ter tido uma história ainda maior, mais completa, com mais atores (obviamente teria mais wingmans), e em fim... seria um jogo badass pra carai.
O que o Carbon acabou virando, é um jogo bom, que causa mais adrenalina que o Most Wanted, sem falar que as Carbon composed musics eram muito boas, e isso deu mais espírito ao game, porém a jukebox não agradou muitos. pra mim... durante muitos anos eu relutei pensando qual era o meu favorito, se era o Most Wanted o Carbon ou o Pro Street... e muitas das vezes eu pensei que fosse o Carbon, mas em testes recentes vendo a performance zuada dos bons carros, não teve jeito, tive que admitir depois de 9 anos, que o Most Wanted era melhor que o Carbon : / mas não muda o fato que o Pro Street ainda é o meu favorito dos 3 huhahauhauahah
O que é o Carbon hoje, é um jogo que algumas pessoas já não gostam tanto, por saber que o jogo não foi terminado, mas ainda sim consegue ser um dos melhores jogos de corrida, comparado com vários arcades de carro de hoje, o Carbon pode abater vários deles mesmo em 2016. enquanto vários jogos de corrida de 2006 foram completamente ou parcialmente esquecidos no tempo, Carbon ainda não, só hoje em dia os mais tolos resolvem abrir os olhos e perceber como o jogo tinha grande valor, foi extremamente injusto o Carbon ter tirado 7º colocado no ranking de melhores jogos de corrida de 2006, enquanto destruction dearby estava em primeiro e o burnou em segundo (tive até que parar pra pensar para lembrar do nome do burnout, de tanto que o jogo não faz diferença). a injustiça já começa por burnou ser uma MERDA comparado ao Carbon, jogo bom até pode ser, mas o burnou inteiro não vale a programação de 1 carro do carbon, e o destruction dearby que foi um dos meu top favoritos quando eu era pequeno, ainda sim não acho que tenha merecido 1º lugar nem mesmo se tivessem mantido a qualidade, porque o destruction dearby JÁ não era dos melhores jogos e os mais recentes eram uns lixos completos! e o maior erro ai é que... burnou e destruction dearby não poderiam entrar no ranking de melhores jogos de corrida, porque simplesmente NÃO SÃO jogos de corrida!!!
Carbon evidementemente e inegávelmente merecia o ranking 1 do top melhores jogos de corrida de 2006, nada era melhor que ele em questão de corrida, nem mesmo o midnight club, porque podia até ter tuning bom, mas o gameplay pecava de mais!
Agora vide alguns dos vídeos que citei sobre o mapa do Carbon:
Não sei quanto a vocês, mas eu pelo menos, me lembro exatamente cada detalhe de como foi essa época, o quanto ansioso eu estava pelo lançamento do jogo, quando tinha sido anunciado, mostraram aqueles wallpapers no site oficial, com tal gráfico superior ao Most Wanted, realmente foi chocante na a época, e depois quando disponibilizaram a demo, eu testei o jogo e de fato e muito hahah, me deixou uma excelente impressão, eu estava contando os dias para o lançamento e foi o jogo antepenúltimo que esperei pelo dia com tanta expectativa.
10 anos caras... pensa bem... já faz tudo isso
Um dos primeiros jogos a ter musicas orquestrais durante as corridas, como também um jogo com maior organização, história e enredo elaborado. esse jogo com certeza merece uma homenagem por ter proporcionado diversão por tantos anos para tantas pessoas, como também ele traz muitas memórias que valem muito para todos nós, foram tempos meio estranhos, mas ainda sim haviam coisas valiosas que salvavam nosso humor como o nosso grande amigo NFS Carbon... o jogo tinha seus defeitos claro, mas continuava sendo um jogo consistente e divertido, não o impediu de ser o melhor jogo de corrida do ano, como também inovou algumas coisas, como o autosculp, as clãs battles, os domínios de territórios e também uma customização mais completa na pintura, dentro da saga NFS. de fato esse game é um dos bons motivos para se lembrar de 2006.
Sobre a minha vida pessoal com o jogo...
Foi o primeiro NFS que adquiri o disco original, joguei online diretamente no servidor, não em uma quantidade suficiente para fazer minha marca, mas o bastante para infernizar quem me achou, como no Most Wanted, no Carbon também não tive derrotas, apesar de que na época eu me saia mal ao meu próprio ver, na real eu estava na frente dos outros jogadores sem mal saber, já que os "top" players eram muscleros, não tive nem uma dificuldade de derrotar o numero 1 mundial e quebrar todos os records do coitado, foi bizarro, foi muito estranho para mim... até hoje sou invicto em uma corrida séria no Carbon, nunca fui derrotado no pra valer, no máximo em corrida zuera, usando um Rx-8 não equipado contra uns caras de Carrera GT tunado até o talo, ou usando um Ford GT com pneu grip tier 1 para treinar os mais novatos comigo. já a minha Lamborghini Murcielago, a NX, nunca passou perto de ser derrotada, nunca a usei em corrida séria com algum amigo, nenhum deles esteve em nível de afronta-la (infelizmente), já encarando o mundo externo eu usei muito ela, porém não tinha como ela perder, já que... pela programação do jogo, é impossível alcança-la usando um muscle, é o mesmo que você tentar quebrar os records do Carrera GT do Most Wanted usando um fiat punto, usando a config do jogo sem hacking, assim é no carbon com qualquer muscle car vs lambo ou carrera, não tem performance programada para alcança-los em hipótese nenhuma, vi isso em vários testes de tool assist e também outros programas que calcular o melhor tempo que tal veículo pode fazer na pista. quem corria com esses exóticos, davam mais trabalho do que o próprio "top one" do servidor global do Carbon, mas nunca chegaram a exibir suas imagens o suficiente em público para serem renomados e rankeados na lista (o mesmo que aconteceu comigo), mantendo pouco conhecido o nome de todos os melhores.
Eis a minha Murcielago NX, foi o meu segundo carro tema:
ela foi a substituta da minha murcielago azul, quando o carbon já estava anos em atividade.
ela deve ter em torno de 3,000 vitórias e 0 derrotas (o que é pouco)
a mais próxima que ela chegou de perder foi 2 segundos à frente do 2º colocado, sendo ele um player estrangeiro usando um carreira gt, que se manteve na frente na primeira volta mas tomei a liderança na segunda e terceira, salvando a posição.
Mas então, falando sobre a parte desconhecida do jogo, em como era pra ser, o antes e o que é hoje...
Inicialmente, a promessa do NFS Carbon, era para ser um jogo grande, muito grande mesmo, carbon estava predestinado a ser a maior masterpiece da EA na época, o projeto era gigantesco, quem acompanhou pelo site, viu que o jogo não ia ser pouca coisa, como também prometia ter um mapa estrondosamente maior que a do Most Wanted, isso só para quem via pelos sites, agora pense como foi para mim, que eu era pentelho e perguntava em mensagens diretas para a EA, um "report", apenas para saber como estava o progresso do projeto e o que mais tinham colocado, eu queria me manter informado apenas por gosto, sem estar pressionando eles como a maioria fez... e de fato, quando me respondiam, vinha textos enormes e informações que infelizmente não condizem com o que o jogo se tornou quando lançou.
Explicarei para vocês, que muitas das "teorias" do carbon, na verdade são sim reais, esses vídeos que correm pela internet, são de pessoas que fuçaram o mapa através de acesso à programação ou com algum bug para entrar em lugares inacessíveis, e esses lugares mostram bem que o Carbon era para ser um jogo realmente bem maior, e esses caras que fuçaram a programação ou usaram algum hacking de camera ou de liberdade de movimento para checar todo o mapa, descobriram e confirmaram o que eu já sabia a 10 anos atrás (mostrarei os vídeos no final da postagem), porque sim tudo isso me foi dito através das atualizações em mensagensda EA, o jogo sim teria aquele mapa naquele tamanho tipo a GTA, teria todas aquelas cidades a mais, teria todos aqueles clãs a mais, e a parte que esses vídeos não sabem mas eu sei, é que a EA deixava claro que as corridas de um território funcionariam SOMENTE dentro daquele território, resumindo... a versão lançada do Carbon, as corridas só tinham o start dentro do território, mas o cicuito todo vazava em torno dos outros, isso porque tiveram que encurtar o projeto, por culpa de quem? dos fãs.
O Carbon foi lançado antes do tempo, com bem menos de 20% do projeto real, o lançamento precoce foi exatamente a culpa dos fãs apressados, que exigiram o lançamento do jogo, isso fez com que cancelassem a maior parte do jogo para se livrar logo de uma vez disso e foda-se o projeto. resultado... os fãs tomaram o que mereciam por pressionarem a empresa, receberam um jogo que nunca foi completo e muito menos revisado, no jogo um corvette c6 (não é o z6), tem maior aceleração que a Gallardo, é ridículo, sabemos que o NFS costumou ser uma saga arcade de fato, mas sempre respeitavam a performance base ou a hierarquias dos carros em seus jogos, e o Carbon é um dos poucos que saia dessa regra, justamente porque não foi revisado, por isso muitos carros bons foram dispensados ou outros ficaram fracos de mais e enquanto alguns carros fracos foram superestimados, não foi tendencioso, foi falha mesmo.
Era para ser um jogo épico, com batalha de clãs gigantescos, era para ter mais de um wingman ao mesmo tempo com você nas corridas, a Race Wars era para ser feita entre clãs, e não você sozinho contra outros clãs, era tudo isso que eu recebia de informações, onde infelizmente se foram quando o site da EA atualizou depois de 2009 e tudo mudou, e as minhas mensagens respondidas foram pro além, se não eu mostrava em print, o texto grande e os detalhes, o Carbon já é um dos melhores games, só não é o meu favorito porque tem muita lambeção de saco de muscle car, e a Gallardo estava enfraquecida, fora isso, ele seria um dos melhores mesmo sendo fatiado como foi. mas se tivesse sido completado, o Most Wanted iria parecer um jogo cru comparado ao Carbon, mas como não aconteceu, vocês sentem... o Most Wanted dá um ar de um jogo mais completo enquanto o Carbon parece seco e cru, porque sim o Carbon passou longe de ser terminado, nem mesmo drag ele teve.
Sobre o autosculp... foi pouco explorado claro, que para um jogo lançado na pressa, faltou partes, muito menos utilidade ou destaque, o anúncio sobre isso tinha sido a sensação, mas quase não foi abordado no jogo todo, até mesmo o Pro Street fez melhor uso do autosculp, e nem foi o destaque do jogo.
A história, o Carbon já é um dos NFS com melhor história, mais completo, inclusive deu mais sentido ao Most Wanted, porém muitas coisas ficaram pelo caminho, era para ter tido uma história ainda maior, mais completa, com mais atores (obviamente teria mais wingmans), e em fim... seria um jogo badass pra carai.
O que o Carbon acabou virando, é um jogo bom, que causa mais adrenalina que o Most Wanted, sem falar que as Carbon composed musics eram muito boas, e isso deu mais espírito ao game, porém a jukebox não agradou muitos. pra mim... durante muitos anos eu relutei pensando qual era o meu favorito, se era o Most Wanted o Carbon ou o Pro Street... e muitas das vezes eu pensei que fosse o Carbon, mas em testes recentes vendo a performance zuada dos bons carros, não teve jeito, tive que admitir depois de 9 anos, que o Most Wanted era melhor que o Carbon : / mas não muda o fato que o Pro Street ainda é o meu favorito dos 3 huhahauhauahah
O que é o Carbon hoje, é um jogo que algumas pessoas já não gostam tanto, por saber que o jogo não foi terminado, mas ainda sim consegue ser um dos melhores jogos de corrida, comparado com vários arcades de carro de hoje, o Carbon pode abater vários deles mesmo em 2016. enquanto vários jogos de corrida de 2006 foram completamente ou parcialmente esquecidos no tempo, Carbon ainda não, só hoje em dia os mais tolos resolvem abrir os olhos e perceber como o jogo tinha grande valor, foi extremamente injusto o Carbon ter tirado 7º colocado no ranking de melhores jogos de corrida de 2006, enquanto destruction dearby estava em primeiro e o burnou em segundo (tive até que parar pra pensar para lembrar do nome do burnout, de tanto que o jogo não faz diferença). a injustiça já começa por burnou ser uma MERDA comparado ao Carbon, jogo bom até pode ser, mas o burnou inteiro não vale a programação de 1 carro do carbon, e o destruction dearby que foi um dos meu top favoritos quando eu era pequeno, ainda sim não acho que tenha merecido 1º lugar nem mesmo se tivessem mantido a qualidade, porque o destruction dearby JÁ não era dos melhores jogos e os mais recentes eram uns lixos completos! e o maior erro ai é que... burnou e destruction dearby não poderiam entrar no ranking de melhores jogos de corrida, porque simplesmente NÃO SÃO jogos de corrida!!!
Carbon evidementemente e inegávelmente merecia o ranking 1 do top melhores jogos de corrida de 2006, nada era melhor que ele em questão de corrida, nem mesmo o midnight club, porque podia até ter tuning bom, mas o gameplay pecava de mais!
Agora vide alguns dos vídeos que citei sobre o mapa do Carbon:
É possível ir ao canyon em free roam:
Safehouse do Darius?
https://www.youtube.com/watch?v=ZhFk3hmXADM
(este estive que colocar como link, porque o sistema da youtube é terrível)
https://www.youtube.com/watch?v=ZhFk3hmXADM
(este estive que colocar como link, porque o sistema da youtube é terrível)
Bem, em fim é isso, espero que tenham gostado, eis a postagem grande e completa o bastante em homenagem a um dos jogos que mais marcaram a minha vida e acredito que as suas também, não sentiremos falta do Carbon porque vamos sempre joga-lo hehe e como também esse foi o p