bom, vim aqui falar sobre os lendários, os que fizeram os MELHORES jogos, desde a época do Mega Drive e Super Nintendo, onde foi o "start" da porra toda, até chegar no ponto "final" que seria o N64, os jogos antes de 91 eu diria que foi apenas um prólogo dos jogos, é antigo de mais para poder comparar com a avaliação geral, só a Psygnosisque é apelação de mais, fazia jogos com virtual desde antes do windows estar dentro das casas, eram jogos para o sistema operacional Amiga, para quem sabe a historia dos games, Atari não foi a primeira, como também F-Zero não foi o primeiro jogo de corrida de nave, Wipeout foi o primeiro.
nos antigos jogos, vejo boas ideias, das quais as empresas novas são incapazes de pensar em algo assim, tipo no Mega Drive, o Ranger-X, para quem jogou isso, sabe como esse jogo foi maravilhoso, era bem caprichado, o jogo é 2D de tiro e que você é um robô junto com um drone de suporte que é uma moto com uma roda só, que eu diria que tanto o robô quanto a moto são tzao, e você podia se fundir com a moto e sua arma fica mais porreta e tinha a opção de trocar de arma dentro dela... já o Urban Strike, foi o melhor dos "choppers" Strikes na minha opinião, era um jogo completo, com vários tipos diferentes de missões (que hoje os jogos é só destruir tudo), e entre vários jogos que foram inteligentes, também um verdadeiro exemplo de jogo bem elaborado foi o Casttlevania antigo, que se eu for dar uma descrição aqui, o negocio ficaria do tamanho de uma lista telefônica.
outro lado, não foi somente o conteúdo bem pensado, foi o capricho nos jogos, O AMOR PELO QUE FAZEM, as empresas se dedicavam mais aos detalhes, a qualidade do jogo, tipo Rockn roll Racing, foi um jogo que você passava horas jogando, era divertido de mais, ou o Top Gear 3000, cara o jogo tinha opção de modificação do carro no Super Nintendo! e ainda ela gostoso de jogar ele, a série Sonic, maioria dos jogos foram nota 10, o Sonic 3 e o Knuckles foram fantásticos, e principalmente o desfecho com chave de diamante do mega drive, o Sonic 3D blast, que tem gente arrombada que tem coragem de falar mal, como que pode... o cara joga fps em console e ainda tem o atrevimento de dar opinião para jogabilidade de jogos?
como hoje os jogos se reduziram a gráfico, gráfico, gráfico, gráfico... o publico se tornou imbecil, e os produtores estão pouco se fodendo para o povo ou para o conteúdo, porque ta vendendo... o POVÃO, aqueles que eu diria que são os "assistidores de rede globo" são os caras que só jogam fps, infelizmente esse genero caiu nas mãos do povão e agora está ficando ridículo, agora os jogos se tornaram só isso. bons tempos a época do Turok dinossaur hunter, o jogo era FPS e RPG, muito bem elaborado, hoje em dia os jogos são tiroteio, gráfico, tiroteio, xingamento, gráfico, tiroteio, gráfico, gráfico, xingamento, gráfico, tiroteio, e assim vai...
isso entra de novo naquela coisa que eu disse a muitas postagens atrás, sobre as tendencias, veja só uma coisa, se o jogo é ruim, o povo que goste tem grande chance de ser podre, não tem falha, pode perceber isso, se você vê um cara que gosta de jogar gta, as chances desse cara ter uma tendencia fdp é maior do que a dos outros games, por mais ele aparente ser e se ache o certinho da sociedade, esses caras tem problema escondido ou encubado, as chances de você encontrar um cara que goste de gta e que não seja futuramente um sacana, é muito menor do que dos outros games, mas a chance dele ser gente boa apesar de ser menor do que dos outros games, ainda sim é grande.
pode parecer engraçado isso, mas falando sério, no estudo psicológico sobre os jogadores, aquele que tenha um pensamento criminal oculto, nos jogos onlines ele vai se tornar um thief... heh, mas como tendencias é tendencias, não significa que só porque o cara escolhe ser o bonzinho no jogo ele não possa se tornar um sacana no futuro ou já seja, o que digo é que a MAIORIA são assim. só que lembrando, não é o jogo que faz o criminoso, é o criminoso que escolhe o jogo.
agora... porque eu não gosto de gta? simples, essa coisa quase destruiu tudo, por causa dele, quase que ninguém mais teria games, quase que foram banidos porque deu mil tretas. e se você gosta do sistema do gta, saiba que ele é cópia do sistema do Body Harvest! que foi o jogo criador desse estilo e jogabilidade, mas não é nada criminoso e débil mental como gta, o sistema do gta é bom de fato, mas o tema dele é horrível, ser um criminoso assassino ladrão nunca foi bom.
bom voltando ao assunto, ta difícil a piazada hoje, se achando o rei do universo, só porque joga um fps, se eles se acham gamer de verdade... pff... porque não vai ter coragem de enfrentar um jogo antigo? dai vem com as desculpas de gráfico, hah, mas hoje se tem o que em jogos novos? só gráfico? e como também nem são tão bons assim, muitos jogos hoje tem gráficos muito congestionados e pouco realistas, se você comparar o visual de um jogo como o Tera ou blade & soul é ridículo diante do DCS, você pode perceber que o DCS usa muuuuito menos recursos no jogo mas tem uma aparência estupidamente mais realista, então gráfico não é desculpa, que esses jogos modernos usam muito de sua placa gráfica com exageros de filtros e efeitos para pouco realismo, e o restante de conteúdo se encontra nos antigos games.
Acclaim, I-Magic, Midway, Nintendo, Sega, Westwood, marcas marcantes, realmente foi uma tremenda tragedia a maioria deles terem ido a falência, I-Magic não tinha jeito... mas Acclaim e Midway, foi total falta de consideração com o "nome da qualidade", a falência dessas empresas, é total prova de que o povo gosta de jogo RUIM, e que querem jogar porcaria, porque tibia faz sucesso de mais, ele é o jogo mais baixado da internet, gta é coisa de lesado e faz sucesso como ninguém, outras porcarias são os jogo de zumbi, como aqueles cine trash ganham fama é inacreditável... sabe por que? pela mesma maneira que o brasil é país do funk, país do futebol e da novela, porque lixo faz sucesso e coisa boa não. (deu pra notar que hoje to puto né) por isso Command & Conquer sofre dificuldades para sobreviver, porque ele é bom de mais para o povo poder gostar, e a Westwood na dificuldade, teve que se entregar para a EA para dar continuidade aos seus projetos, acho até que não foi viável por um lado, e a Sega... quase que foi pro saco também... bom essas empresas foram os que você deviam agradecer, porque se não fosse pela evolução que eles conquistaram, você não teria esses programas que vocês chamam de jogos, que são apenas fragmentos, dos jogos que tais marcas tiveram anos de evolução, para simplesmente um qualquer como a Sony enfiar no CU, com uma atitude... hum... "não intencional?"
porque a sony a vilã da historia?
vou explicar por cima, mas o suficiente para entender a situação... até o PS1 os jogos ainda estavam parcialmente de boa, mas eu diria que menos da metade do jogos disponíveis para o PS1 eram jogos bons, o restante fabricou publico ruim, tendencias lembra? (tinha gente que dizia que o gráfico do ps1 era superior ao do N64, man... depois de um comentário desses, pode até existir girafas na lua e Chuck Norris pode ser viado) agora saindo dessa baixaria... no N64 que foi praticamente a mesma época, os jogos eram focados no entretenimento, diversão, qualidade "era o amor das empresas colocado em seus produtos", mas a sony entrou no mercado querendo competir com a Nintendo e com a Sega (que na época tinha o Dreamcast) e a Sony usando um conceito diferente, que estava mediamente qualificado, MAS... os golpes vieram logo, Westwood, respeitada empresa criadora do Command & Conquer, e foi o jogo que difundiu a estratégia antes da blizzard tirar o dedo da boca, na época do ps1 a Westwood até quebrou um record de copias de jogos vendidos, com o Red Alert 2, só que por ai tem uma parte da historia que quase ninguém sabe, a sony deve ter matado a Westwood, e não tenho a minima ideia de como isso aconteceu, até onde todos entenram, foi desvio de dinheiro porque a sony deve ter dado um golpe e ficou com todo o lucro dos jogos RA2 que foram vendidos para a plataforma PS, eu não sei se isso é verdade... mas que a Westwood estranhamente faliu logo após quebrar um record, isso aconteceu justamente junto com a sony e foi estranho de mais.
depois vem a segunda parte das sacanagens da sony, a parte não intencional acredito eu, "atitudes desqualificadas atraem resultados desqualificados" foi isso que rolou no ps2, a sony fez o pior lixo de console que já conheci (não de jogos mas de console), o ps2 eu já não estava acreditando na bela porcaria que tinha sido fabricada, eu que estava acostumado com o N64, até me impressionei com o visual do ps2 de fato, mas em conteúdo da maioria dos jogos ele era um nojo, era 20% dos jogos que eram top, porém muitos deles foram cagados para caber no console, e em questões visuais ele não é superior ao Dreamcast, a diferença que fez o ps2 vencer era por ser um console assim dizendo de "pobre", um custo super baixo e injusto, que foi o que derrubou o Dreamcast. a qualidade de jogos da Sega não era argumento, Dreamcast tinha jogos excelentes mas estava começando e tinha poucas opções como todos os consoles são quando começam, mas nem tiveram chance de serem conhecidos por causa da trollagem da sony com seu custo baixo de concorrência desleal, e o ps2 tinha vários jogos em pouco tempo porque foram espertinhos de reaproveitarem os jogos do console anterior, que o ps2 por si só não venceria o Dreamcast, que o ps2 foi desnecessariamente fraco para sua data, ele veio depois do Dreamcast, já se aproveitando da engenharia 128 já testada que a Sega criou e arriscou primeiro e viveu disso, Dreamcast era nada mais nada menos do que um protótipo de um terreno totalmente desconhecido e isso foi deixado claro, já a capacidade do ps2 foi nojenta, eles podiam ter feito bem melhor para 2000 e ainda vindo depois, e percebi que tudo que era bom... estragava quando entrava no ps2, jogos como o NFS que foi o que mais acompanhei, teve uma redução cabulosa de qualidade geral do jogo para poder caber na capacidade daquele console, para você ter ideia, a informação que cavei na EA perguntando sobre "como fizeram o Most Wanted entrar no ps2", eles me responderam que fizeram ele com o gráfico abaixo do minimo existente no PC, e a EA tinha capacidade de reconfigurar o jogo para adapta-lo para consoles mais fracos... muito bem EA, vocês são versáteis e habilidosos, mas não acho que foi boa ideia... e não foi só gráfico, o Most Wanted da versão do ps2 é ridiculamente mais fácil, qualquer criança podia jogar aquilo parecendo o deus da corrida, mas é "parecer", e é isso que ajuda a fazer publico ruim, jogo fácil faz piá de prédio se gabar mais fácil e se achar o dono da palavra para sair falando besteira do mais alto nível, foi assim que começou a ferrar os jogos, ps2 fez os mais chineleiros acreditarem que aquilo era gráfico bom... porque como era barato e era a única coisa que viam, acreditavam nisso... tsc. tanto que o publico alvo era mais escroto... que se você procurar um vídeo de comparação gráfica do most wanted ps2 vs PC, você vê fedelho retardados falando "ps2 win" É SÉRIO NÃO TO BRINCANDO!! teve gente que falou merda nesse nível realmente! mas também teve merda que era só ignorância mesmo como "num pod compara o ps2 com pc di hoje q é injustu", é tenso... porque um jogo não é lançado se não tem maquina para rodar ele, a qualidade do game é adaptada para os computadores da época podem rodar, e outra, o computador da série Overlord, tinha capacidade de rodar o NFS Pro Street no gráfico máximo, e o Overlord foi um protótipo lançado em 2003, que foi vendido para o publico, tive a honra de ver um pessoalmente em Curitiba.
então com o desenvolvimento do público do ps2, os jogos foram se dissolvendo com o tempo... foi ai que nasceu a garotada que quer só gráfico, que quer só jogo que de para comer puta, se drogar e atirar em velhas, e como as empresar querem dinheiro, eles vão na deles. esse povão não quer saber de jogo bom e nem de ter respeito, não sabem como foi centenas de vezes melhor jogar na época do N64, que dava para sentir o amor pelo trabalho dos criadores nos jogos, nessa época foi onde teve a união das melhores marcas e foi o auge de muitas.
Agora elevando o nível da postagem e falar sobre as boas coisas, sobre os jogos antigos:
começando pela Acclaim
tenho saudades da Acclaim, ela fez jogos exóticos que ninguém mais teve as mesmas ideias geniais, o Turok foi da Acclaim, e o Extreme-G...
oh sim... Extreme-G...
esse sim foi O Jogo, não tem mais ninguém com coragem, pica, cérebro e fodura para fazer um jogo tão absoluto como ele! Extreme-G foi a prova de que um jogo pode ter poucas coisas in game e humilhar total! só basta fazer direito!! o jogo é o top em entretenimento, ele é o tipo de jogo que não desatualiza, eu jogo e jogo ele e nunca fico enjoado, ele teve a melhor trilha sonora de todos os jogos, é um dos poucos com musica eletrônica classe A, ele teve o melhor design de motos, um conceito diferente de motos que sai da mesmice que as pessoas estão com a mente travada, a moto é como uma nave, que é pilotada de dentro, o cenário também é muito bom, tem muita variação de cada local e as pistas são muito massas, também o jogo em si foi fantástico pelo prazer do gameplay, a velocidade era assombrosa e o jogo é tudo que um jogo precisa ser, divertido e envolvente.
agora a Midway
uma empresa que carrega o maior respeito, ela foi responsável pela distribuição dos jogos de maior entretenimento entre todos, os distribuídos pela Midway foram os mais divertidos de todos, alguns deles muito fumados, mas isso que deixava massa
o coint dourado normalmente sempre estava lá no céu, onde você pensa "puta merda como que eu vou chegar lá? mas se está lá, é porque é possível chegar lá O.o" e por ser desafiante, ficava mais legal ainda caçar os coints, era gostoso escutar aquele som de grana ao cair deliciosamente em cima de um e saber que você vai desbloquear alguma coisa, mas claro, que pegar um só não vai ajudar nada, precisa de bastante para começar a surgir as coisas, carros novos ou motores melhores, os coints eram separados por dois tipos, os dourados que são aqueles que você vai sofrer para descobrir um caminho para chegar até ele, e os azuis que ficam no chão e normalmente mais fáceis de voar até eles, Rush 2049 era tão fumado, que ao voar você podia abrir umas asinhas para você corrigir sua estabilidade no ar, ou pirar errado. tinha modalidades que você fazia manobras com o carro para ganhar pontos, enquanto rush não tinha drift, ele tinha o Stun, que era para você marcar pontos fazendo manobras no ar, e claro, os coints estavam no meio do caminho e as vezes você ta mais afim de pegar um do que fazer manobra, ai que você beija lindo o chão ou a quina da parede.
Hydrothunder, é outro jogo maravilhoso distribuído pela Midway, que foi injustamente esquecido, por um tempo... milagrosamente ele retornou das cinzas recentemente, após 10 anos a empresa Vector e a Warner games retomaram o título que pertenceu da falecida Midway e Eurocom, e lançaram o Hydrothunder Hurricane, pensei que com isso a nova geração iria sentir o que é um jogo de qualidade e parar de bater punheta para zumbi, mas não deu muito certo, Hurricane ficou muito bom, mas falta algo nele que tinha no antigo, mas isso não significa que ele não tenha sido de mais... mas pensando melhor, não acho que seja por que não tenha sido do mesmo jeito que não tenha conquistado o coração dos jogadores atuais, porque os dois Hydros são bons diferentes, o problema é o povão que está com a mente distorcida, e está dando valor a lixo e não está gostando do que é bom de verdade, é a mesma coisa com cachorro de rua, está acostumado a muito tempo comer lixo então não adianta dar pão novo para eles que não vão comer, vão cheirar, ignorar e continuar comendo comida podre, infelizmente chegou a isso, a garotada de hoje fica abobado na frente de um jogo como hurricane, sem entender o que estamos dizendo ou sem entender o que está na frente deles, não conseguem gostar do jogo porque não tem sangue e não tem zumbi, ou não tem como sair com o porrete para dar na nuca nas pessoas na rua, porque o Hydro Thunder é um jogo das antigas que o foco é você jogar e correr, para te divertir, não para você despejar sua raiva ou sua imbecilidade
hydrothunder antigo:
hydrothunder novo:
pelo menos esse conseguiu voltar, para a felicidade dos antigos, temos esse jogo para poder matar a saudades de bons jogos focados na diversão (disponivel para X360)
e o que fico abismado, é que o Wipeout, criado pela Psygnosis e distribuída pela Midway também, foi comprado pela sony, filhos ta puta né rsrsrs mas pelo menos isso eles fizeram de bom, Wipeout é o jogo pertencente aos anciões das ruínas sagradas dos games, a sony está dando continuidade a ele, poucos dos jogadores de ps3 conhecem tal jogo, e posso dizer uma coisa, é o publico nobre do playstation que está informado sobre esses raros jogos cujo foco é diversão
da mesma forma que a sony cagou no pau com o ps2, acredito que eles possam tomar jeito um dia no futuro, eles já foram bons uma época, e também como já tinha dito eu não sei o que acontece lá dentro, então as merdas podem ter sido feitas por alguns caras, mas lá dentro pode ter muita gente.
bom, espero que eu tenha informado bem, a aqueles que tem o playtstation, não precisam ficar ofendidos, porque eu sei que não é todo mundo que é fdp que comprou o ps, mas se você ficou brabo, saiba que nós os antigos nos sentimos pior a muitos anos por causa da falta de consideração com os games bons que estão sendo desconsiderados enquanto a população quer algo mediócre como zumbi, gente, deixe o cine trash nos anos 60, já era brega para a época, e hoje continua riduculo.
e feliz 2013.